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CasaBlogGuia do fio do motor de passo - códigos de cores, métodos de fiação
em 23/05/2024

Guia do fio do motor de passo - códigos de cores, métodos de fiação

Quando você entra em contato com um motor de passo, você notará que o motor possui vários fios coloridos diferentes.Essas cores não são escolhidas aleatoriamente, mas seguem padrões específicos do setor para ajudar os técnicos a identificar e conectar corretamente as bobinas do motor.Embora possa haver pequenas diferenças entre os fabricantes, a maioria dos códigos de cores do fio do motor de passo são um pouco universais.Neste artigo, discutiremos os códigos de cores, os métodos de fiação e como identificar as fases dos motores de passo.

Catálogo:

1. O que representam os códigos de cores do fio do motor de passo?
2. Código de cor do fio do motor de passo
3. Como conectar os fios do motor de passo
4. Por que você precisa conhecer a cor dos fios do motor de passo
5. Como identificar fases do motor de passo - pares de bobinas
6. O que acontecerá se o motor de passo não estiver conectado corretamente?
7. Resumo

1. O que representam os códigos de cores do fio do motor de passo?

4-wire stepper motors

Os motores de passo indicam como as bobinas são conectadas por seus códigos de cores de arame.Muitas vezes, diferentes fabricantes podem usar codificação de cores diferentes, mas, na maioria das vezes, esses códigos de cores seguem convenções padrão no setor.Compreender esses códigos de cores é o primeiro passo para alcançar o desempenho ideal do seu motor.

2. Código de cor do fio do motor de passo

Os códigos de cores do fio do motor de passo são essenciais para alcançar conexões corretas, especialmente em aplicações que requerem controle preciso do movimento do motor.Embora os códigos de cores possam variar um pouco de fabricante para fabricante, a maioria segue algum tipo de padrão da indústria.

Ao conectar um motor de passo, você primeiro precisa determinar quais fios são "emparelhados".Esses pares geralmente correspondem a diferentes bobinas do motor, como a bobina "A" e a bobina "B".Na prática, isso pode significar identificar os fios codificados por cores conectados a bobinas específicas.Por exemplo:

Os fios vermelhos e azuis geralmente são rotulados como as conexões positivas para a bobina A e B, respectivamente.

Verde e preto correspondem aos pólos negativos dessas bobinas, respectivamente.

Ao operar, você não precisa prestar muita atenção ao pedido de pino preto/verde ou verde/preto, é mais importante emparelhar corretamente os fios com a mesma função.Por exemplo, colocar todos os fios positivos (vermelho, azul) de um lado e todos os fios negativos (verde, preto) do outro lado ajudará a simplificar o processo de fiação e reduzir os erros.

3. Como conectar os fios do motor de passo

O método de fiação do motor de passo determina diretamente seu desempenho e cenários aplicáveis.Compreender as aplicações específicas e detalhes técnicos de diferentes configurações de fiação é essencial para alcançar o melhor desempenho motor.A seguir, é apresentada uma análise detalhada de três métodos comuns de fiação do motor de passo:

Motor de passo de 4 fios

4-wire wiring method

Os motores de passo de 4 fios são a configuração mais comum, especialmente para aplicações que não requerem complexidade excessiva.Cada fase (A e B) possui dois fios, geralmente rotulados como A e A ', B e B'.

Ao fazer conexões, é essencial encontrar os dois fios para cada fase e conectá -los corretamente à saída correspondente do driver.O que é intuitivo nessa configuração é sua simplicidade, você não precisa se preocupar com torneiras centrais ou complicações extras de fiação.O erro mais comum é conectar os fios da fase A e da fase B incorretamente, o que pode fazer com que o motor vibre ou gire na direção errada.

Motor de passo de 6 fios

6-wire wiring method

A construção de motores de passo de 6 fios é semelhante a 4 fios, mas os motores de passo de 6 fios adicionam torneiras centrais em cada extremidade de cada fase, permitindo o uso de fiação unipolar em algumas configurações, o que pode fornecer maior resistência em baixas velocidades.torque.

Identificar as torneiras centrais e decidir se os usar é fundamental com esse tipo de fiação.Quando não estiver usando a torneira central, você pode simplesmente deixá-lo em branco e usar o motor de 6 fios como um motor de 4 fios, mas identificando corretamente quais fios são fios de torneira central é uma obrigação para evitar erros de conexão.

Motor de passo de 8 fios

8-wire wiring method

Os motores de passo de 8 fios oferecem flexibilidade máxima para otimizar as características de velocidade e torque do motor por meio de diferentes configurações (em série ou paralelas).O desafio com a fiação de uma configuração de 8 fios é decidir o melhor método de fiação.A configuração da série fornece um torque mais alto às custas da velocidade, enquanto a configuração paralela faz o oposto.Para aplicações que requerem ajuste fino do desempenho motor, entender e implementar essas configurações pode exigir um conhecimento elétrico mais detalhado.

4. Por que você precisa conhecer a cor dos fios do motor de passo

Application examples of stepper motors

A cor do fio do motor de passo não é apenas uma simples marca de cores, mas cada cor tem um significado específico, que está diretamente relacionado à eficiência operacional e ao controle de direção do motor.Dominar esses códigos de cores é a base para garantir que o motor de passo possa funcionar de acordo com os requisitos de projeto.As conexões de fiação erradas podem causar falha na função do motor ou até danificar o motor.

5. Como identificar fases do motor de passo - pares de bobinas

A função correta de um motor de passo depende da precisão do emparelhamento do fio.Ocasionalmente, o código de cores pode ser impreciso ou se tornar difícil de ler em um motor envelhecido; nesse momento, é necessário confiar em testes físicos mais diretos para identificar o par de bobinas.Você pode emparelhar os fios do motor de passo de duas maneiras:

Use um multímetro para detectar resistência

Entenda os princípios básicos dos testes de resistência:

Os dois fios de cada fase devem mostrar uma pequena quantidade de resistência (geralmente alguns ohms) entre eles, indicando que eles estão conectados à mesma bobina.Por outro lado, os fios entre diferentes fases não devem ter resistência (ou seja, nenhuma continuidade).

Etapas específicas:

Defina o multímetro para a configuração de resistência.

Meça a resistência entre as duas linhas que parecem estar em fase.

Registre o valor de resistência de cada par de fios para confirmar se eles pertencem à mesma fase.Normalmente, os pares de fios da mesma fase mostram valores de resistência semelhantes, como 2,8 ohm para um motor XYZ e 2,6 ohm para um motor de extrusão.

Teste mecânico de fases do motor de passo

Como operar o teste do eixo de rotação:

Com o motor não conectado a qualquer acionamento ou fonte de energia, gire manualmente o eixo do motor e sinta a resistência de sua rotação livre.

Selecione um par de fios para curto-circuito e tente girar o eixo do motor novamente.

Se a resistência do eixo rotativa aumentar significativamente, significa que os dois fios pertencem à mesma fase;Se a resistência não mudar significativamente, desconecte o par de fios, selecione outro par e tente novamente.

Ao realizar o teste do eixo rotativo, o operador sentirá uma clara diferença na sensação.Quando os fios estiverem em curto, a resistência do eixo aumentará devido a alterações no campo magnético, dando ao operador um feedback físico claro que é muito intuitivo.Este teste não apenas verifica se os fios são da mesma fase, mas também fornece uma indicação geral da integridade da bobina.

6. O que acontecerá se o motor de passo não estiver conectado corretamente?

O motor não gira:

O motor de passo precisa receber corrente através de seu driver em uma sequência e tensão específicas para conduzir.Se os fios não estiverem adequadamente conectados aos terminais de unidade correspondentes, a corrente não poderá fluir através dos enrolamentos do motor, impedindo a partida do motor.

Erro de rotação do motor:

A rotação de um motor de passo depende da sequência de ativação de seus enrolamentos.Se os fios dos dois pares de bobinas forem trocados, isso fará com que a sequência de fases esteja errada, fazendo com que o motor gire na direção errada.

Motor Introdução ou vibração:

As conexões de arame instável ou solta afetarão a estabilidade da corrente recebida pelo motor, fazendo com que o motor funcione de forma desigual, manifestando -se como bloqueio ou vibração.

Superaquecimento do motor:

Os erros de fiação podem causar corrente excessiva nos enrolamentos do motor ou sequência de fase incorreta.A operação de longo prazo gerará calor excessivo, fazendo com que a temperatura do motor aumente, o que pode danificar a camada de isolamento ou outros componentes.

Danos ao controlador do motor:

Se a fiação incorreta levar a um curto -circuito, uma grande corrente instantânea pode danificar os componentes eletrônicos do controlador do motor.

7. Resumo

Compreender e aplicar corretamente os códigos de cores do fio do motor de passo e as técnicas de fiação é um conhecimento importante para garantir o desempenho do motor e a operação segura.O conhecimento e as habilidades corretos são essenciais para impedir a falha do equipamento e melhorar a eficiência operacional.Eles também são a força motriz da inovação tecnológica e do desenvolvimento prático.Se você quiser saber mais sobre os motores de passo ou tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Perguntas frequentes [FAQ]

1. O que acontece se um motor de passo estiver conectado incorretamente?

Se um motor de passo não estiver conectado corretamente, pode causar uma variedade de problemas.Primeiro, o motor pode não ser executado porque a corrente não passa pelas bobinas do motor corretamente.Segundo, o motor pode correr para trás ou girar na direção errada, devido à sequência de fases entre as bobinas sendo conectadas para trás.Pior ainda, o motor pode vibrar, aquecer ou até queimar se os fios estiverem conectados incorretamente, causando um curto -circuito ou sobrecarga.

2. Os motores de passo precisam ser aterrados?

Os motores de passo geralmente não precisam ser aterrados porque suas fontes de alimentação e motoristas geralmente já incluem aterramento adequado.No entanto, o aterramento é uma medida de segurança necessária, especialmente em grandes equipamentos mecânicos, e garantir que todos os sistemas elétricos sejam aterrados, impede choques elétricos acidentais e interferência elétrica.

3. Como posso saber se um motor de passo é unipolar ou bipolar?

A principal diferença entre um motor de passo unipolar e um motor de passo bipolar é a maneira como as bobinas são conectadas e os requisitos de unidade.Os motores unipolares têm uma torneira central que pode ser conectada separadamente, enquanto os motores bipolares não têm uma torneira central e as duas extremidades de suas bobinas precisam ser controladas por um driver.

4. Quais são os pólos positivos e negativos de um motor de passo?

A identificação dos pólos positivos e negativos de um motor de passo geralmente se relaciona com a forma como o motor é acionado, especialmente em motores bipolares.Uma extremidade de cada bobina é positiva e a outra é negativa.

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